Permalink

Desligado

Cozinha Industrial? Temos algumas dicas de como montar!

Hoje o foco é outro. Não vou falar aqui sobre a cozinha da sua casa, da fazendo ou de como organizar sua cozinha pequena. Hoje vou tentar falar um pouco com aqueles que estão procurando sobre Cozinha Industrial. Seja porque você está procurando produtos para uma cozinha industrial porque você quer montar uma cozinha industrial ou simplesmente você é muito curioso(a) e gosta de cozinhas?

Cozinha Industrial vs a Cozinha da sua casa

cozinha-industrial-inox-cozinhas-planejadas-fotos

De forma bem direta é o seguinte: a cozinha da sua casa, seja ela uma cozinha pequena ou grande,  é para pequena escala, para seu lazer, receber amigos, etc.. Já uma cozinha industrial é.. txan txan ran ran!!!! é para uma industria!! hehe Brincadeira!

Não necessariamente uma industria, mas a ideia que isso passa , que é de produção em larga escala, com qualidade, padronizado e em tempo curtos. Se você pretende abrir um bar, restaurante, pizzaria, ou algum estabelecimento onde você precise produzir com uma certa velocidade e mantendo um padrão de qualidade, sua necessidade é de uma cozinha industrial.

E Como Montar uma Cozinha Industrial?

Tudo que vou dizer aqui é minha humilde opinião pessoal, um pouco de pesquisa e do que ja vi por ai. Ok? Continuando…

cozinha-industrial-cozinhas-planejadas-fotos

Vamos pensar um pouco.. Você já determinou que vai precisar de uma cozinha industrial pelos motivos já citados anteriormente e dentre eles você disse que o mais importante é a velocidade na preparação. Então, já que você preza pela velocidade, consequentemente sua cozinha precisa ser prática, ser uma cozinha organizada, onde tudo precisa funcionar perfeitamente. Sua linha de pensamento precisa ser essa. Saiba suas necessidades e a partir daí você vai atrás das soluções. Claro que o mais recomendado é contratar um especialista :D .

5 Dicas para Montar uma Cozinha Industrial

cozinha-industrial2-cozinhas-planejadas-fotos
  1.  Se você está querendo montar uma cozinha industrial é porque você está montando um estabelecimento comercial, correto? Pelo menos eu acredito que sim! Se é esse o caso, você irá precisar de um alvará de funcionamento e uma liberação dos bombeiros também. E como tudo no  Brasil é muito “rápido” e “funcional”… Eu começaria por esse item.
  2. Outro ponto é não tentar dá uma de arquiteto ou engenheiro hein? Abrir o Paint no computador e desenhar uns quadrados e achar que vai ficar show de bola seu projeto. É muito importante ter um profissional para planejar apropriadamente sua cozinha industrial. E também não é qualquer um hein? Seu amigo engenheiro mecânico não vai lhe ajudar muito aqui. Procure um profissional com experiencia nesse tipo de projeto.
  3. Você sempre pode reformar uma cozinha já pronta. Nesse caso converse com o profissional e planeje a reforma de modo a atender suas necessidades. Levantar o fluxo de cliente, os horários desse fluxo, os tipos de refeições, etc.
  4. Preste atenção em alguns detalhes que podem assar despercebidos, tais como: No local do lixo que precisa ficar longe do local onde estão sendo preparadas as refeições. E outro ponto importante é os fogões e fornos não podem ficar próximos das geladeiras. Já que um vai tentar equilibrar sua temperatura com o outro e isso vai tornar ambos os equipamentos menos eficientes. Outro ponto importante é que o ambiente deve ser bem dividido de modo que os funcionários não fiquem se esbarrando. E nesse ultimo ponto entra o planejamento do fluxo de cliente, pois em certos momentos você talvez precise de mais gente na cozinha e não levar isso em consideração pode ser um problema no futuro.
  5. E por fim, mas muito longe de ser menos importante é Higiene e Segurança na sua cozinha industrial. Sempre! Tudo deve ser limpo, bem acondicionado, produtos de limpeza ficam bem longe, protetores de cabelo, luvas, mascaras. Garanto que você odeia achar aquele cabelo na sua comida não é? O mais incrível é que você não está sozinha. NINGUÉM gosta :D . E você ainda tem a satisfação de ver a expressão no rosto das pessoas que pedem para visitar sua cozinha.

Bem é isso. Acho que já dá uma ajudinha. Abraços a todos.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: +2 (from 2 votes)